domingo, 19 de fevereiro de 2012

Especial de Carnaval: Monitoramento Contínuo no Maior Bloco do Mundo

Este carnaval trouxe uma novidade, o monitoramento da saúde durante o desfile do Galo da Madrugada de Recife, o maior bloco de carnaval do mundo (se bem que o pessoal do Bola Preta afirma que há controvérsias...). Vejam a dimensão do bloco:




O projeto de monitoramento foi realizado pelo Ministério da Saúde, Anvisa, Governo de Pernambuco e Prefeitura de Recife. O Ministro da Saúde Alexandre Padilha aderiu ao projeto.




O monitoramento usou o software Módulo Risk Manager, que foi utilizado com sucesso em projetos como os Jogos Pan Americanos Rio 2007, o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula I 2009, o SP INDY 300 2010, as Olimpíadas de Inverno de Vancouver 2010, a Zeladoria da cidade de São Paulo e o Centro de Operações do Rio de Janeiro.




O site oficial de carnaval do Governo de Pernambuco, anunciou o projeto:

VigilânciaDurante o Galo da Madrugada, as equipe de Vigilância em Saúde da SES, compostas por 307 técnicos de vigilância epidemiológica e sanitária, estarão monitorando os principais acontecimentos da área da saúde, objetivando agrupar as informações e fazer os encaminhamentos necessários com agilidade. Todos os dados coletados ficarão armazenados em um programa de gerenciamento de risco, usado em eventos de massa, chamado de Risk Manager, que conta com equipamento portátil e software próprio.
Os profissionais da Saúde ficarão em seis pontos do Galo da Madrugada, sendo cinco juntamente com a Secretaria de Saúde do Recife e um do Corpo de Bombeiros, além de pessoas nos hospitais Getúlio Vargas e da Restauração; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos Torrões e da Imbiribeira; no centro de comando da SDS; e na Central do Samu. Todos estarão conectados com a equipe central, que ficará na sede da SES. Serão agrupados dados dos atendimentos, das doenças de notificação compulsória e ocorrências das áreas de vigilância sanitária e ambiental.
A iniciativa funciona como um pré-teste para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
O projeto funcionou como pré-teste para a Copa de 2014, e representantes de diversas cidades-sede estiveram presentes. A imprensa esportiva e carnavalesca noticiou: 


Monitoramento para Copa no Galo da Madrugada mobiliza 307 profissionais da Secretaria de Saúde
Reunião acerta detalhes sobre a instalação de barreiras sanitárias no Galo
Secretaria de Saúde do Recife divulga ações para o Carnaval
TÉCNICOS DO RECIFE DISCUTEM DETALHES SOBRE A INSTALAÇÃO DE BARREIRAS SANITÁRIAS COM O GOVERNO FEDERAL
REPRESENTANTES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA AJUSTAM DETALHES DA ATUAÇÃO NAS BARREIRAS SANITÁRIAS 
Carnaval em Pernambuco contará com esquema especial de saúde
Um bom carnaval a todos. Se beber, não dirija.

Aquele abraço,

FNery

Nenhum comentário:

Postar um comentário