sábado, 5 de novembro de 2011

Atualizações sobre Monitoramento Contínuo

Amigos,


Outubro foi um mês de muito trabalho e realizações que reduziram a frequência do blog. Estou aguardando  autorização para compartilhar com vocês uma experiência bastante rica em monitoramento contínuo em um ambiente heterogêneo e dinâmico.


Vamos recomeçar com informações importantes para os interessados pelo monitoramento contínuo: o grupo que está organizando o assunto no NIST divulgou a lista dos normativos (alguns já comentamos) que formam a estrutura do tema. Alguns estão finalizados e outros em draft ou pre-draft (ainda não disponibilizados, mas estamos acompanhando do Brasil a preparação e discussão do 7799 e 7800 e vem coisa interessante por aí):

Tenho  repetido em minhas palestras que este mundo de governança, riscos, compliance e monitoramento contínuo é para quem gosta de estudar. Por muito tempo estes segmentos eram carentes de base teórica e consensos, e hoje é um dos setores com o melhor conjunto de boas práticas e frameworks. Quando estourou a crise de 2008, os orgãos reguladores afirmaram que não eram necessário criar novos frameworks de governança, mas aplicar o que existe.

Dica light do post, uma app para iphone/ipad para que gosta de música: Rádio Ibiza  :-)

Aquele abraço,

FNery

Nenhum comentário:

Postar um comentário