sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Jogos Pan-americanos

Daqui a 21 dias começam na cidade de Guadalajara os Jogos Panamericanos 2011, evento que teve sua mais recente edição em 2007 no Rio de Janeiro, quando foi implementado o primeiro centro de monitoramento para grandes eventos no Brasil, o chamado MOC - Main Operation Center. Naquela época, foi uma grande inovação e adotou o topo da tecnologia. A realização dos Jogos Panamericanos Rio 2007 serviu como forte argumento para o Brasil conquistar a sede da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, e transformou o Brasil no principal destino mundial dos grandes eventos nesta década, como o Rock in Rio que - assim como a primavera - começa hoje e terá 700 mil fãs (mais que o número previsto de turistas no Brasil na Copa de 2014!).

A estrutura do MOC tornou-se a primeira referência de um centro de operações integrado urbano no Brasil e funcionou na sede do COB - Comitê Olímpico Brasileiro. Relembrando o projeto e a evolução da tecnologia, lembro por exemplo da dificuldade em fazer o monitoramento de veículos, pois não existiam smartphones com GPS, o que hoje é quase banal; na época fizemos pesquisas de triangulação de antenas, o que trazia um erro razoável. Eram incipientes as redes sociais como twitter e facebook e, como mostra a imagem abaixo, os monitores ainda eram de tubo. E foram só há quatro anos...


No MOC foi feita a gestão dos incidentes que afetavam os Jogos, em as áreas como alimentação, transporte, hopedagem, relações internacionais, esportes, ordem urbana, segurança pública, patrocinadores, televisionamento e outras. Na sala de gestão, além dos profissionais do COB estavam a prefeitura, governo do estado e governo federal. Os incidentes foram acompanhados desde a primeira informação até sua solução, o software Módulo Risk Manager fez a integração das informações e estava instalado na própria sala, nos locais de competição, na vila panamericana, nos hotéis, aeroportos, garagens e outros locais de apoio aos jogos.

Vale conhecer os números e as informações no case que publicamos em 2007.

Aquele abraço,

FNery

Um comentário:

  1. FNery,
    Ao que me consta, a ferramenta Novell Sentinel (anterior eSecurity Sentinel) foi adotada e utilizada como ferramenta de Monitoramento e Correlacionamento de Eventos no Pan2007 por um dos integradores. Você sabe dizer qual foi a integração entre as duas soluções?
    Abraços,
    Roberto

    ResponderExcluir