terça-feira, 27 de setembro de 2011

Monitoramento Contínuo e GRC em Instituições Financeiras

O segmento financeiro foi o que mais evoluiu em GRC - Governança, Riscos e Compliance, e serve como base teórica para todos os segmentos. Além de proximidade com o mercado de capitais e a necessidade de controle e gestão de riscos intrínsecos ao negócio, as agências reguladoras do setor exigem a implementação de estruturas de controles e riscos, avaliam a governança e publicam milhares de normas que exigem um modelo sofisticado de compliance.


Para regular o setor existe o BIS - Bank for International Settlements - que pode ser considerado ´o Banco Central dos Bancos Centrais´, ele publica normativos, que são adotados e adaptados pelos Bancos Centrais de cada país. O BIS tem sede na Suíça, na cidade de Basiléia, que dá o nome ao seu normativo mais popular, que está em sua terceira edição - International regulatory framework for banks (Basel III), chamado no Brasil de Basiléia III, que visa fortalecer a regulação, supervisão e gestão de riscos do segmento financeiro através da melhor capacidade de absorção de choques financeiros e econômicos, da melhoria da gestão de riscos e governança e da transparência.


O BIS trata o GRC de forma bem organizada. Alguns exemplos:

As publicações do BIS são inspiradoras para todos os segmentos e estão evoluindo a cada dia, o Banco Central do Brasil é um forte participante da regulação mundial e publica regulamentação de alto nível. Mesmos aqueles que não precisam se submeter à regulação bancária deveriam conhecer estas normas como forma de melhorar seus processos.

Dia 4 vamos fazer um café da manhã sobre "Monitoramento Contínuo e GRC no Segmento Financeiro", quem estiver interessado me mande um email (fnery@modulo.com.br) e encaminho o convite.

Aquele abraço,

FNery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário