segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pioneirismo da Segurança da Informação

O segmento de segurança da informação tem atuado de forma exemplar quando o tema é GRC - Governança, Risco e Compliance, e isso não é por acaso. Para implementar modelos de segurança da informação, é necessário tratar de ativos heterogêneos como pessoas, tecnologia, ambiente e processos, sempre com visão holística da organização, integrando ativos e ocorrências internas e externas. O profissional de segurança da informação acostumou-se a seguir padrões e normas.


Não é coincidência que dentre todos os segmentos, a segurança da informação seja o primeiro a possuir um tripé técnico-gestão-governança. Estes três pilares são bem normatizados através da ABNT NBR ISO/IEC 27002- Código de pratica para a gestão da segurança da informação, da ABNT NBR ISO/IEC 27001 - Sistemas de gestão de segurança da informação, e da futura ISO 27014 - Governance of Information Security, que está em fase final de discussão para publicação e possui um Grupo de Trabalho na ABNT.


Também em monitoramento contínuo, a segurança da informação tem sido pioneira. O NIST - National Institute of Standards and Technology, organização do governo americano que administra as normas técnicas, publicou este ano a versão draft do CAESARS Framework Extension: An Enterprise Continuous Monitoring Technical Reference Architecture, ótimo documento para os interessados no tema, que resume seu modelo no desenho a seguir (veja detalhadamente no documento):




O CAESARS vale como referência para todos os segmentos.


A discussão sobre monitoramento contínuo nos EUA conta com organismos de governo como a NSA - National Security Agency, o DHS - Department of Homeland Security e o Mitre, e na semana passada publicaram um novo documento de referência, vale conferir.


A Módulo participa ativamente do Mitre (veja em OVAL Adoption Program Participants e Capability List), e tem liderado as ações de GRC - Governança, Risco e Compliance e Monitoramento Contínuo no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário