quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Novidades sobre Gestão de Riscos - ISO 31004

Alberto Bastos, sócio da Módulo, Coordenador do Comitê de Gestão de Riscos da ABNT e seguidor de nosso blog, está representando o Brasil em na reunião da ISO - International Organization for Standardization, que acontece esta semana no escritório central do BSI - British Standards Institution (o foursquare não o deixa mentir :-).


De lá, Alberto enviou a seguinte mensagem com novidades sobre gestão de riscos.

"A ISO criou recentemente um novo Comitê Técnico Internacional - TC 262 - Project committee: Risk management, com o escopo de criar normas internacionais em gestão de riscos.

A tarefa inicial do grupo será o desenvolvimento de uma nova norma 31004 - Guia de implementação para a ISO 31000, que deverá estar pronta em até 3 anos. A primeira reunião do grupo está acontecendo em Londres, com a delegação brasileira representada por Alberto Bastos, Diretor de Tecnologia da Módulo e Coordenador do Comitê de Gestão de Riscos da ABNT e Luiz Carlos Nascimento, da Petrobras. Além do Brasil, outros 30 países estão participando da reunião como Australia, Austria, Bélgica, Brasil, Canada, China, Coréia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça e Reino Unido. Também participam como interessadas organizações como ASIS - Associação Internacional de Profissionais de Segurança, UNECE - Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa, IFAC - International Federation of Accountants e IIA - Instituto dos Auditores Internos.

O objetivo desta nova norma é fornecer diretrizes e orientações para as organizações interessadas em implementar a ISO 31000 - Princípios e Diretrizes, publicada em novembro de 2009 e hoje considerada o padrão internacional de gestão de riscos. Também irá fornecer explicações mais detalhadas sobre os conceitos e terminologia definida bem como exemplos e dicas práticas  de como as organizações podem adaptar seus modelos de gestão de riscos para se alinharem com os princípios, estrutura e processos da ISO 31000.

A ISO 31004 poderá ser aplicada por todos os tipos e tamanhos de empresas, nos mais variados segmentos, além de organizações responsáveis pelo desenvolvimento de normas e padrões e por estudantes e professores interessados no tema gestão de riscos.

No Brasil, a ISO 31000 está publicada em português e pode ser adquirida diretamente pelo site da ABNT.

E em breve estará disponível em Consulta Nacional a versão brasileira da ISO 31010 - Técnicas para o processo de avaliação de riscos que também é uma norma de apoio à ABNT NBR ISO 31000 fornecendo orientações sobre a seleção e aplicação de técnicas sistemáticas para o processo de avaliação de riscos.
"
Valeu Alberto,

Aquele abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário